CRIANDO UMA INTRANET COM JOOMLA! - COMECE POR AQUI

Considerações Iniciais

De que forma, como e quando acredito que o curso possa acontecer. Coloco o texto para apreciação de todos.

Antes de qualquer coisa quero deixar claro alguns pontos para que não existam dúvidas ao longo desse processo.

  • Não tenho estimado o tempo que esse curso levará, nem quantas aulas ou capítulos ou matérias ou seja lá o que for ele tenha, aliás, não tenho programado nem a janta de hoje. Espero sim que ele ganhe força, corpo, volume, colaboradores e novos instrutores.... quem sabe não acabamos criando um bom ambiente de estudos. Sei que muitos colegas que atuam nas comunidades Joomla são muito experientes e sábios... alguns são especialistas em algumas áreas e poderiam muito bem serem os tutores dessas disciplinas aqui. Tudo é possível.

  • Caso algum nome ou imagem utilizada seja de propriedade de alguém ou alguém se sinta ofendido ou desconfortável, por favor, entre em contato para que eu possa substituir o material.

  • Vale lembrar também que esse curso tem por objetivo compartilhar informações em nível básico, sem se aprofundar muito em questões. Espero que discussões surjam e que colegas mais experientes possam contribuir com seu conhecimento, agregando valor ao curso. Vou no meu ritmo, no meu conhecimento e na minha experiência.

  • Todos devem se sentir à vontade para colaborar, cobrar, sugerir e reclamar das coisas, ok?

Posto isso... vamos pra frente!

Há 30 anos eu trabalho na Celesc - Estatal de Energia Elétrica de Santa Catarina. Comecei atendendo telefone, fui técnico (sou formado em curso técnico de mecânica), depois fui trabalhar como analista de mercado (sou formado em economia) e, há uns 15 anos, fui convidado a trabalhar na área de TI, porque sempre gostei de computadores e correlatos. Aceitei e o Governador do Estado, então, me nomeou "Webmaster" (cique demais! - estava na moda essa coisa). 

Ganhei um servidor pra cuidar e a incumbência de criar um site de internet e uma intranet para a Empresa. Passei por várias situações, algumas bem engraçadas e outras que minha memória seletiva mui educadamente esqueceu. Tive que buscar parceiros, pessoas e áreas que pudessem me apoiar e justificar as ações que dali pra frente tinha que realizar. Testei vários ambientes e ferramentas... ah sim... contei pra vocês que eu sou ECONOMISTA??? 

A coisa foi no HTML e foi sofrida.... ministrei muitos cursos de html e muitas pessoas tiveram que aprender uma coisa que não dizia respeito às atividades nem à formação delas. Mais tarde (e aí começamos a entrar no tema do curso) amadureci e as pessoas também e decidimos, então, utilizar uma "coisa" mais fácil. Passamos por ferramentas proprietárias que não vou citar o nome (foram 3 grande empresas) e, no final, optamos pelo Joomla (Recém saído do Mambo), porque era bacana e porque era levinho e porque eu estava rodando 30 sites no meu desktop "na boa".... sem travar..... rsrsrsrs

Começamos a usar o Joomla 1.0 e foi uma experiência muito boa e todos ficaram contentes porque não tinham que escrever HTML e podiam, enfim, se dedicar ao seu trabalho. Percebemos que o maior problema era: preciso disponibilizar informações de forma rápida, segura e instantânea e isso bastava pra resolver quase todos os nossos problemas (Lembrei de Pareto e toquei em frente). Iniciamos um processo de levantamento das informações que deveriam ser disponibilizadas. Criamos grupos de usuários e realizamos técnicas de Brainstorming e Card Sorting. Com isso conseguimos criar uma taxonomia legal para as informações. Criamos um grupo que chamamos de Comitê Gestor da Intranet (CGI) - que existe até hoje - com profissionais de diversas áreas e que são responsáveis por traçar as estratégias para as ações a serem tomadas.

Criamos um concurso para eleger o logotipo da intranet... realizamos sorteios e promoções no natal, dia das mães, dia dos pais e em muitas datas festivas. Temos classificados em nossa intranet. Criamos a figura dos Agentes Regionais, pois nossa empresa tem uma boa capilaridade em todo o Estado de SC. Temos atualmente cerca de 4.000 usuários, vários menus com centenas de itens.... acho que se eu fosse sugado pelo monitor na tela de Admin do Joomla eu não sairia dali nunca mais... rsrsrsrsrsr.

Apresentamos nossa intranet em uma das edições da Conferência Nacional de Portais Corporativos realizada em São Paulo todos os anos pelo grupo Informa. A receptividade foi muito boa, fomos muito parabenizados... a comunidade Joomla está de parabéns!, como eu disse na palestra... mas isso todos nós sabemos.

Um pouco disso eu quero trazer para esse curso e espero que possa auxiliar vocês de alguma forma. Não custa lembrar que o curso é nosso e deve sempre ser de todos.

Ingredientes: amor, cafeína e apoio incondicional da Rê.

Feito com

Joomla logo

Hospedado em:

Apoio:

Sugestão

Inscreva-se:

Visite:

Please publish modules in offcanvas position.