O QUASE CURSO DE JOOMLA! - NO INÍCIO ERA O CAOS...

Comece por aqui

Creio que faz-se necessários alguns esclarecimento com relação a esse material que resolvi divulgar no site.

O objetivo deste não é formar desenvolvedores Joomla nem muito menos "fazedores de sites". Resolvi disponibilizar essas informações porque algumas pessoas com quem falo se interessam pelo Joomla e sempre me dizem "quero aprender mais sobre o Joomla, pois parece ser muito bom!" E realmente é!

O que é Joomla!?

Joomla! (pronuncia-se djumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System - CMS). A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.

Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.

Resumindo.... o Joomla é um Sistema feito na linguagem PHP que interage com um Banco de Dados MySQL em uma plataforma WEB, adicionando recursos e Javascript, HTML5 e CSS, dentre outros. Difícil? Vamos tentar entender.

O que é preciso para ter um site?

Decidiu por ter um site na internet? Muito bom, mas o que você precisa ter (ou fazer) para que seu site possa existir?

O primeiro passo é pensar em um domínio para seu site, que nada mais é do que o nome que ele vai ter. Um nome faz com que a memorização seja mais fácil, bem como o acesso ao seu site por parte de seus usuários.

Iniciando o processo de criação localmente

Uma opção é instalar o Joomla em um servidor local, em seu próprio computador e iniciar todo o processo de configuração e modelagem do site de forma que não seja necessário iniciar os custos mencionados no artigo anterior.

Além disso, você terá a seu dispor um ambiente de estudos que independe de acesso à internet, estando sempre disponível para seus trabalhos. Como ponto negativo, você só terá disponível essas vantagens no computador onde você instalou o servidor local ou, caso tenha uma rede, poderá acessar esse computador através de qualquer outro computador da mesma rede.